domingo, 21 de abril de 2013

Quer engravidar? Relaxe

14:45
Mulheres e casais que tentam há muito tempo ter filhos sem sucesso sempre escutam de amigos e familiares para não se estressarem com o problema – e uma pesquisa realizada recentemente mostra que o conselho básico pode mesmo ajudar na fertilidade.
Alice Domar, diretora de um centro de fertilidade e professora da Universidade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que mulheres que participam de um programa de controle de stress têm maiores chances de engravidar. De acordo com a pesquisadora, as mulheres que realizavam a segunda tentativa com fertilização in vitro e fizeram dez sessões de relaxamento tiveram uma taxa de sucesso no tratamento em 160% do que aquelas que não participaram das sessões.
“Especialistas em saúde reprodutiva sempre se perguntaram quanto ao impacto do stress sobre a fertilidade e como um impedimento à concepção”, afirma Domar. “O estudo mostra que o controle do stress pode ajudar nas taxas de fertilidade, minimizar o stress da fertilização assistida e ajudar a aliviar o fardo emocional das mulheres que têm problemas para engravidar”, explica a especialista.
Domar e sua equipe realizaram a pesquisa com 97 pacientes, que realizaram as sessões de relaxamento mental e corporal ao mesmo tempo em que realizavam tratamentos de fertilização. O programa de relaxamento não teve efeitos sobre as mulheres que tentavam pela primeira vez ter filhos, de acordo com Domar. Com aquelas que tentavam a fertilização artificial pela segunda vez, entretanto, a taxa de sucesso foi de 52%, contra 20% das mulheres que não fizeram parte das sessões de relaxamento.
“Com base neste estudo fica claro que uma abordagem holística da infertilidade tem mais sucesso com os pacientes”, afirma Dale McClure, presidente da Associação Americana de Medicina Reprodutiva.
O estudo realizado pela equipe de Domar não foi o único, entretanto, a apontar a relação entre o sucesso de técnicas de fertilidade e a procura dos casais por processos menos convencionais. Um estudo realizado na Universidade da Califórnia feito com 431 casais que procuraram técnicas de fertilização artificial mostrou que 28% dos casais buscam algum tipo de medicina alternativa. Entretanto, a pesquisa não mostrou nenhum efeito direto entre tratamentos com acupuntura, por exemplo, e o aumento da fertilidade. [Reuters]

0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape