segunda-feira, 23 de abril de 2012

Campanha contra febre aftosa no Ceará é adiada de maio para junho

15:53

Campanha contra febre aftosa no Ceará é adiada de maio para junho

O rebanho de bovinos do Ceará vai passar pela sorologia do Ministério da Agricultura e Pecuária, a partir do mês de junho. O objetivo é testar o sangue dos animais para a febre aftosa. A colheita começa no dia 18 de junho e se estenderá por 30 dias. O procedimento acontece em vários Estados do Brasil e serve de controle da doença.
Cerca de 20 animais entre 6 e 12 meses de cada fazenda, passarão por uma avaliação. Caso não haja animais suficientes dessa faixa etária, a idade pode se estender até os 24 meses. O resultado sairá em 90 dias.
Durante esse período, os animais não podem ser vendidos ou transferidos para outra propriedade. Também não será possível vacinar esses animais contra a febre aftosa. O controle será feito através de um brinco padronizado pela Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – órgão responsável pela colheita e fiscalização no Ceará.
De acordo com o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior, caso o resultado seja positivo, o teste será refeito porque o exame pode ser falso positivo, como consequência da reação da vacinação de novembro. Em virtude de possíveis reações, a vacinação contra a febre aftosa, geralmente realizada em maio, acontecerá em 1º de junho, com local ainda a ser definido.
Por: Roberto Nascimento

0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape