quinta-feira, 7 de junho de 2012

Manuela e PCdoB são multados por propaganda antecipada em Porto Alegre

11:06

De acordo com o MP, pré-candidata espalhou 50 outdoors na capital.
Presidente do PCdoB diz que partido vai recorrer da decisão.

Do G1 RS

A deputada federal Manuela D'Ávila e seu partido, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), foram multados em R$ 8,5 mil pela Justiça Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada no Rio Grande do Sul. Pré-candidata à prefeitura de Porto Alegre, Manuela utilizou, segundo a decisão do juiz Amadeo Henrique Ramella Butelli, cerca de 50 outdoors com sua imagem que foram espalhados pela capital. O PCdoB diz que vai recorrer da decisão.
Os painéis eram alusivos aos 90 anos do PCdoB. O partido alegou inicialmente que a responsabilidade era exclusiva da sigla e que não havia intenção eleitoral. No entanto, para a Justiça, a pré-candidata não adotou providências para remover as placas, o que, segundo ele, “revela consentimento com a estratégia escolhida, impondo-se a procedência da representação em relação aos dois representados”.
De acordo com o promotor Ricardo Herbstrith, do Ministério Público Estadual, (MPE) os painéis veicularam o rosto da deputada em "primeiríssimo plano" com imagens menores ao redor. "A imagem da pré-candidata era era preponderante, fazendo inclusive relação com Presidentes da República, na cidade onde o pleito se realizará. Ao MPE, é clara e cristalina a natureza publicitária da peça", disse o promotor ao site do órgão.
Em contato com o G1, o presidente regional do PCdoB, Adalberto Frasson, disse que a sigla irá recorrer. "Não concordamos com a condenação por não considerarmos que se trata de campanha eleitoral. Isso aconteceu em março e foi uma propaganda partidária em relação ao aniversário do partido. E a Manuela ganhou destaque nos outdoor naturalmente, por ser uma liderança para o PCdoB", afirmou. A candidatura da deputada será oficializada no dia 23 de junho, às 9h da manhã, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape