segunda-feira, 7 de maio de 2012

Mudança na poupança protege poupador, diz Dilma

12:32

Alteração nas regras da caderneta é 'simples, justa e correta', diz Dilma.
O novo cálculo também permite a queda na taxa básica de juros, afirma.

Do G1, em São Paulo

Em fala do Dia do Trabalhador, Dilma diz que bancos têm 'lógica perversa' A presidente Dilma Rousseff afirmou na manhã desta segunda-feira (7), durante seu programa de rádio "Café com a presidenta", que a mudança no cálculo de rendimento da caderneta de poupança protege o poupador e permite a queda na taxa básica de juros.

Segundo a nova resolução, anunciada na quinta-feira (3), quando a taxa básica de juros ficar no patamar de 8,5% ao ano ou menor, o rendimento da caderneta será fixado em 70% da taxa Selic.
Dilma defendeu que a mudança, vigente para os depósitos realizados após o dia 3 de maio, tem como objetivo tornar a caderneta mais rentável e segura para o pequeno poupador, chamando-a de "simples, justa e correta". "Não podemos aceitar que agora, quando estamos baixando os juros, ela se torne uma forma de lucro fácil para aqueles que só querem especular", disse.
A presidente afirmou que a regra nova foi concebida prevendo a queda da taxas de juros no Brasil. "Quando a taxa básica de juros, a Selic, que é definida pelo Banco Central, cair para 8,5% ao ano [atualmente está em 9%], o rendimento desses novos depósitos na poupança passa a ser o equivalente a 70% da Selic mais a TR", disse.
Dilma afirmou também que a cotação que o consumidor faz para achar os melhores preços de produtos como TVs e alimentos também se aplica às instituições financeiras. "O banco é um prestador de serviço, então é preciso comparar as melhores ofertas, as menores taxas de juros, para você escolher onde vai receber seu salário e onde vai pegar um empréstimo."


0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape