sexta-feira, 11 de maio de 2012

Sucessão em Fortaleza

08:33
Sucessão em Fortaleza

Líderes avaliam pesquisa do PSB


Clique para Ampliar
Heitor Férrer, pré-candidato do PDT, disse que o índice obtido por ele o incentiva a perseguir a construção de chapa com outras legendas
FOTO: JOSÉ LEOMAR
Os mais próximos do Governo estadual se sentem estimulados a defender a ruptura da aliança com o PT
Os números da pesquisa publicados ontem pelo Diário do Nordeste, para a próxima eleição à Prefeitura de Fortaleza motivou reações na Assembleia Legislativa, com direito a deputados aliados ao governador Cid Gomes (PSB) usando os microfones da Casa para ironizar o virtual pré-candidato do PT, o secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas, rejeitado pela maioria da coligação.

Na sessão de ontem, aproveitando que Carlomano Marques (PMDB) discursaria em seguida, o deputado José Sarto (PSB), presidindo a sessão, provocou-o trocando seu nome: "Convido agora à tribuna o deputado Elmano Marques, que disporá de 3 minutos". Carlomano, crítico recorrente da eventual candidatura do secretário, riu, fez para Sarto um gesto de negação e aproveitou a deixa para bater mais uma vez, agora amparado pela pesquisa, que ele considera "um obituário" para Luizianne.

"A prefeita Luzianne Lins é como uma cerca velha: cai e derruba quem se encosta nela. Isso não é uma pesquisa, é um obituário. Se de cada 100 pessoas apenas 18 querem a manutenção da aliança PSB-PT, se de cada 100 pessoas 70 não confiam na prefeita, não tem mais o que discutir. Ela vai pagar muito caro politicamente pelo desmanche que fez na Prefeitura", disse.

O deputado Perboyre Diógenes (PMDB) também usou a tribuna para atacar o pré-candidato da prefeita e pedir ao governador que não o apoie. "A pesquisa comprovou que o governador Cid Gomes não deve apoiar o candidato da Luizianne. O Elmano é o poste da Luizianne. Ela deveria ter a humildade de retirar o poste da disputa".

Ao Diário do Nordeste, o deputado José Albuquerque (PSB) afirmou que a pesquisa recente apenas confirma o diagnóstico dado por sondagens anteriores que o partido fez. "A população quer um projeto novo para Fortaleza, e é isso que o PSB vem fazendo, mostrando que está preocupado com a cidade".

Preocupação que se mostra, diz Albuquerque, na série de eventos nos bairros que o PSB vem fazendo com a marca "Atitude 40" e nos debates sobre gestão que o partido tem promovido com prefeitos socialistas de outras capitais, como por exemplo Márcio Lacerda, de Belo Horizonte. "Se vamos ter ou não candidato, decidiremos até o dia 30 de junho, na convenção. Agora, o que temos a mostrar para Fortaleza é que o PSB está discutindo o projeto para a cidade".

Oposição
Segundo a pesquisa encomendada pelo PSB ao Ibope, 68% dos entrevistados querem que Cid apoie um candidato a prefeito que não seja o de Luizianne. A administração da prefeita é avaliada positivamente por cerca de1/5 dos entrevistados.

Para o petista Antônio Carlos, líder do Governo na Assembleia, os números não significam um repúdio da população ao partido. "O índice de apoio à prefeita está razoável, e, como é natural, sempre há uma parcela da sociedade que é oposição", disse.

Ademais, continuou Carlos, "o governador é o presidente estadual do PSB e terá a palavra final. Ele quer sossego, tranquilidade nos seus dois últimos anos de governo, e isso se dá com a unidade do bloco progressista que lhe dá sustentação".

Comemoração
Heitor Férrer, pré-candidato do PDT, disse que o índice obtido por ele na pesquisa o incentiva a perseguir a construção de chapa com outras legendas. "Para mim, que estou com 19%, é motivo de muito regozijo. Vislumbra a boa performance que podemos ter. É claro que precisamos buscar aliados para ter mais musculatura".

Fernando Hugo (PSDB) afirma que os tucanos estão felizes com o desempenho de Marcos Cals. "Ele, que há dois anos está fora de cargo eletivo e desde a eleição ao Governo trabalha somente no bastidor do tucanato, está empatado com o Heitor. E além disso Heitor, Moroni e Renato Roseno (PSOL) estão com rejeição mais acentuada que o Marcos. Ficamos deveras satisfeitos com essa pesquisa".

O deputado Lula Morais (PCdoB), da tribuna da Assembleia, defendeu que a coligação governista una-se em torno do senador Inácio Arruda, pré-candidato dos comunistas, que lidera nas intenções de voto em todos os cenários propostos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Abrir Rodape